cidade-de-rio-claro

Rio Claro é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se na região de Campinas, a 240 km do porto de Santos, 85 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, 200 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos e a 190 km capital paulista

Desenvolvimento da Cidade

Na edição número 2180 da revista VEJA, Rio Claro é listada entre as 20 cidades de médio porte do país aonde o futuro já chegou.

A revista apontou como cidades médias as que possuem entre 100 mil e 500 mil habitantes, “24,4% da população já vive em cidades médias, que, agora, somam 233”, indica infográfico na introdução do caderno especial da publicação.

Para Rio Claro, o principal destaque é dado para a educação, como o próprio título da página 104 aponta: “No ritmo da educação”. O texto afirma “Rio Claro leva a educação a sério. Sua unidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp Rio Claro) e outras oito faculdades particulares mantêm 8 mil alunos nos cursos de graduação e de pós. O melhor de todos os colégios públicos paulistas, a Escola Técnica Estadual Armando Bayeux da Silva emprega 70% de seus formandos”.

No quesito empregabilidade a publicação relata que em 2000, “a economia local dependia de um único setor, o de cerâmica”, mas que nesta década, a cidade atraiu fábricas de eletrodomésticos e instrumentos médicos.

O crescimento da construção civil é exemplificado com os números divulgados para os aluguéis de equipamentos listados pela Casa do Construtor.

De acordo com a reportagem, Rio Claro conta com 185 mil habitantes e um PIB (produto interno bruto) de 3,9 bilhões de reais. Com 6% de crescimento econômico anual, a cidade tem a perspectiva de se tornar um polo de tecnologia médica.

O curioso é a citação que a vida continua pacata em Rio Claro “como há décadas” e que os restaurantes “insistem em fechar as portas às 14 horas, para que os garçons e cozinheiros façam uma boquinha”. Nota: Quanto aos restaurantes, não foi identificado onde o repóter de Veja obteve essa informação, que quem conhece Rio Claro, sabe que não é verdadeira.

Economia

A Cidade Rio Claro e as cidades de Santa Gertrudes, Limeira, Cordeirópolis, Ipeúna, Piracicaba e Araras formam o maior pólo cerâmico das Américas. De acordo com a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), são 48 indústrias, responsáveis por 13 mil empregos diretos e 195 mil indiretos.

Destaca-se também pela diversidade de produtos industrizados onde os principais são: fibras de vidro, tubos e conexões de PVC, eletrodomésticos da linha branca, produtos químicos leves, metalúrgicas, cabos para indústrias, balas e caramelos, peças de autos, papelão ondulado e pardo compacto, estamparias, agroavícolas, nutrição de animais, artefatos de borrachas especiais.

Situada na região de Campinas, integra uma micro-região em constante expansão econômica.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Rio Claro.

Dados principais sobre Rio Claro

Aniversário: 24 de junho
Fundação : 1827
Gentílico: rioclaronse
Area: 1.498,008 Km²
População 186.299 hab. (2010)
IDH 0,825 – elevado
Prefeitura Rio Claro

Vídeo sobre a cidade de Rio Claro

Mapa Rio Claro